top of page
Buscar

Por que limpar painéis solares?

Atualizado: 16 de mar. de 2022

Partículas de poeira transportadas pelo ar, seiva pegajosa de árvores e plantas, líquen, fuligem e fezes de pássaros são apenas algumas das coisas que podem contribuir para o acúmulo de sujeira em seus painéis.



A acumulação cria sombras e impede que a luz solar alcance as células. Isso resulta em mau desempenho do sistema, perda de eficiência e perda de retorno financeiro para o proprietário e investidor da energia solar.


Painéis solares sujos


Perde eficiência e vida útil


Reduza o desempenho geral do sistema


Pode causar coloração permanente do módulo


Perda de retorno do investimento


Afeta sua garantia limitada


Limpeza regular


Garante uma produção máxima


Mantém sua garantia


Economiza dinheiro


Prolonga a vida do seu investimento


Evita manchas permanentes do módulo


Te dá paz de espírito


"Meus painéis são autolimpantes e não requerem manutenção"


Isso é um mito! Quando um painel é chamado de autolimpante, isso tende a significar que a superfície é hidrofóbica; o que significa que as gotas de água não podem aderir à superfície.



Em essência, essas superfícies não são exatamente autolimpantes e livres de manutenção. Eles fazem reduzir resíduo mineral que pode bloquear o sol atingir as células, no entanto, em um ambiente empoeirado uma única célula solar dentro do painel pode se tornar ineficiente e isso vai afetar o desempenho do resto das células dentro do painel.



Como eles são conectados em série, se uma célula estiver sombreada, a saída de todo o painel será menor. A chuva por si só não é suficiente para garantir que os painéis solares permaneçam livres de acúmulo de sujeira ao longo de um ano, quanto mais por toda a vida.


Como limpamos os painéis solares?


O que dizem os especialistas ... Os fabricantes afirmam que painéis solares sujos resultarão em perda de produção e também podem afetar sua garantia.


Trina Solar, um dos fabricantes líderes mundiais de painéis solares, inclui o seguinte em um manual de manutenção e cuidados ...


"A quantidade de eletricidade gerada por um módulo solar é proporcional à quantidade de luz que incide sobre ele. Um módulo com sombra as células produzirão menos energia e, portanto, é importante manter o módulo limpo."


Panasonic , renomada corporação global e fabricantes de energia solar fotovoltaica, aconselham em suas perguntas mais frequentes:


Qual manutenção é necessária para meus painéis solares?


Lave a poeira e a sujeira de seus painéis solares duas vezes por ano. Algumas das exclusões da garantia limitada da Panasonics são; "Manutenção inadequada", danos ou corrosão resultantes da poluição ambiental como fuligem e liquens. Com o tempo, sujeira e poeira podem se acumular na superfície de vidro do módulo, reduzindo sua produção de energia.


Recomenda a limpeza periódica dos módulos fotovoltaicos para garantir a produção de energia máxima. A Canadian Solar, fabricante líder de módulos solares de PV, afirma:


"Limpe os painéis se uma quantidade significativa de material se acumular nos painéis".


A First Solar diz:


"Em locais com muita sujeira, a limpeza do módulo com o tempo adequado pode melhorar o rendimento de energia." Eles também dizem que "a água fornece os melhores resultados."



bottom of page