top of page
Buscar

Manutenção Solar

Atualizado: 19 de mar. de 2022

Reparos em sistemas fotovoltaicos, claro que pode acontecer, não importa a extensão de um sistema fotovoltaico, um dos muitos componentes pode estar com defeito. Assim que a falha for descoberta, o componente relevante deve ser reparado ou substituído. Reparos menores são frequentemente incluídos na manutenção, por exemplo, aperto de grampos ou parafusos soltos de fixação, plugues soltos, caixas de junção soltas nos módulos, etc...

Reparos Fotovoltaicos Existem muitas razões pelas quais um ou outro dano ao sistema fotovoltaico pode ocorrer. Em primeiro lugar estão os efeitos do tempo, como fortes tempestades ou granizo, através dos quais módulos individuais se soltam ou o vidro se quebra.

Mas erros de montagem também podem danificar componentes. Por exemplo, cabos que se soltaram podem se desgastar devido ao vento ou tensão de tração. Um motivo comum também são picadas de marta, que podem causar danos consideráveis ​​à fiação.

O que todo operador de um sistema fotovoltaico deve esperar é que o inversor não funcione durante toda a vida útil prevista do sistema fotovoltaico.

Em seguida, o inversor precisa ser substituído. Se esta substituição estiver dentro do período de garantia , geralmente é feita de forma rápida e fácil pelo serviço do fabricante. A troca do inversor está reservada a um especialista. Na data da troca, o inversor antigo é retirado e o novo dispositivo é instalado ao mesmo tempo.

Ao substituir o inversor, é fundamental garantir que a interface seja configurada novamente como no inversor anterior. As leituras do medidor devem ser anotadas. Uma empresa especializada em energia solar também deve ser contratada para substituir o inversor por sua própria conta, ou seja, após o período de garantia ter expirado. Substituição de módulos defeituosos A substituição de módulos defeituosos, por outro lado, é mais complexa. Em primeiro lugar, você deve descobrir qual módulo está com defeito.

Se não for fácil reconhecê-lo por meio de uma inspeção visual, por exemplo, porque um vidro quebrado pode ser visto claramente, defeitos como pontos quentes que se desenvolveram devido a sujeira ou sombra podem ser facilmente localizados tirando fotos com a câmera de imagem térmica. Também é possível medir os módulos individualmente Dependendo da facilidade de acesso ao gerador solar, o módulo pode ser trocado rapidamente. Aqui você definitivamente deve procurar a ajuda de um técnico solar. O inversor também deve ser reconfigurado para um novo módulo. Quer ficar bem informado(a) sobre as notícias da Limpeza Solar, e interagir com a gente? Cadastre-se grátis e esteja sempre por dentro das novidades. Cadastre-se

bottom of page