top of page
Buscar

Devo limpar meus painéis solares?

Atualizado: 16 de mar. de 2022

Acontece que os painéis solares sujos podem levar à falha da célula solar, do painel e do sistema, especialmente. Conforme a indústria solar amadurece, os proprietários de energia solar estão descobrindo que a limpeza regular pode economizar milhares de reais ao longo da vida útil de seu sistema, evitando perdas de produção e evitando grandes reparos.


Se isso é novidade para você, não se preocupe! Você não está sozinho a Limpeza Solar está aqui para ajudar. A verdade é que os painéis solares sujos podem levar à falha da célula solar, do painel e do sistema. Abaixo está um resumo de como isso acontece. Para uma análise mais detalhada, convidamos você a ler nosso Treinamento Limpeza Solar. Superaquecimento Como? A sujeira, sombreamento leva ao superaquecimento das células e painéis solares. Sujeira é apenas um tipo de sombreamento em sistemas solares (que não desaparece a menos que você o limpe!), sombreamento de sistemas solares gera pontos quentes. Como se formam os pontos quentes?


Basicamente, células solares, painéis e sistemas são todos projetados para funcionarem juntos. Sempre que uma célula ou painel está experimentando níveis diferentes de sol (como em voltagem / amperagem) do resto, isso coloca pressão sobre o resto do sistema. Isso porque a célula suja que foi projetada para atuar como um condutor, basicamente atua como um resistor no projeto elétrico.


Esse estresse faz com que os componentes do sistema se degradem severamente e, eventualmente, quebrem.


Pense em um ataque cardíaco. Uma célula ou painel solar sujo é como uma artéria que começa a entupir. Se artérias suficientes (células solares / painéis) pararem de bombear, todo o sistema pode ter um ataque cardíaco e ser desligado.


Uma maneira prática de isso começar a acontecer é por meio do design da estrutura e do ângulo de instalação dos painéis solares.


Para a maioria dos painéis solares, a moldura pega um pouco de água na parte inferior de cada painel. Se essa água ou condensação apresentar qualquer tipo de sujeira, isso leva a um acúmulo de sujeira que causa o superaquecimento das células afetadas.


O painel solar abaixo provavelmente está sofrendo um sombreamento parcial devido a uma camada de poeira acumulada na borda inferior do painel, um exemplo do qual pode ser visto na imagem abaixo:

Sob condições de sombreamento parcial, as outras células não estão apenas limitadas a operar no nível de corrente da célula sombreada, mas também tendem a forçar a corrente através da célula, fazendo com que ela aqueça conforme a célula se comporta como um resistor e dissipa a corrente. Isso pode acelerar bastante o envelhecimento dos materiais ao redor da célula, particularmente a camada protetora e a folha posterior. Isso não apenas reduz a vida útil dos painéis, mas também pode comprometer a segurança do painel e de toda a instalação. Já ouviu o suficiente? Tudo bem, basta entrar em contato "fale conosco" e providenciaremos para você o kit de limpeza certo!


O aquecimento de ponto quente causa destruição irreversível da estrutura da célula solar ” A sujeira está associada em muitos estudos a pontos quentes com muitas fontes, mesmo indicando que a sujeira é o principal fator em sua formação.


Conforme resumido pelo Laboratório Nacional de Energia Renovável, líder em implementação de energia renovável e operação bem-sucedida, “A sujeira reduz a produção de energia do painel fotovoltaico e pode levar a falhas localizadas de pontos quentes se a sujeira for irregular. Devem ser feitos esforços para reduzir a sujeira irregular.”


A chuva não é suficiente para limpar seus painéis solares


Um dos maiores equívocos em energia solar é que a chuva limpará corretamente seus painéis solares. E as discussões mais sérias sobre os efeitos da sujeira convenientemente mudam a conversa para a análise de custo-benefício do custo da limpeza versus as perdas de produção que vêm com painéis solares sujos. Mas este ângulo perde o ponto:


A sujeira de sistemas solares não tem a ver com a compensação econômica entre as perdas de produção e o custo de limpeza, mas sim o fato de que a sujeira pode levar à quebra de componentes e, eventualmente, falha do sistema. Em raras circunstâncias, a chuva pode ser suficiente para limpar suficientemente seus painéis solares, mas isso é como dizer que a chuva limpará seu carro adequadamente por 25 anos. E imagine quantas vezes você limparia a parte externa de seu carro se isso afetasse significativamente a saúde e o desempenho de seu motor a longo prazo.


Para todas as instalações comerciais e a maioria das áreas residenciais sem grandes quantidades de chuvas muito frequentes, a ideia de que a chuva é suficiente para limpar seus painéis é incrivelmente imprecisa.


Uma explicação básica é que a chuva pode lavar as partículas soltas (novas) de sujeira, mas não muito mais. Se poeira, fuligem ou pólen tiveram tempo para se depositar em seus painéis, a chuva simplesmente não é suficiente. Jogue em um ângulo de instalação plano e / ou ambientes úmidos e a situação piora, chuva não é páreo para sujeira nessas condições.


Umidade mais pólen? Cuidado


Para a maioria dos climas úmidos, acordar com uma camada de orvalho na grama é uma coisa normal. Juntamente com o derramamento frequente de pólen em algumas áreas, essa realidade é potencialmente perigosa para os proprietários de energia solar. Resumindo, a “pegajosidade” do pólen e do orvalho trabalham juntos para formar uma substância semelhante ao cimento em seus painéis solares todas as manhãs úmidas em que o pólen cai em seus painéis fotovoltaicos.



O ângulo de instalação plano da imagem acima agravou o efeito do pólen e da umidade trabalhando juntos; basicamente, os painéis são tão planos que a chuva nunca foi permitida para ajudar na limpeza e lavagem dos painéis.


Este sistema ficou completamente inoperante devido à sujeira. A relativa “aderência” do pólen como uma partícula orgânica contribui para níveis mais elevados de sujeira geral, bem como para ligações mais fortes entre as próprias partículas de poeira e a poeira com o painel solar. Se nenhuma atenção for dada a esse fenômeno, consequências potencialmente desastrosas podem ocorrer.


Outro exemplo de sistema completamente inoperante devido à sujeira pode ser visto na próxima foto. Pode-se ver na foto que o perfil de poeira é amplamente baseado em pólen.


Nessa situação, o pólen caindo em uma superfície levemente úmida (orvalho) manhã após manhã durante anos sem limpeza levou a uma crosta dura como uma cobertura sendo cimentada nos painéis.


Isso não apenas limita a quantidade de sol que entra nos painéis significativamente (levando à subprodução), mas, mais importante, fez com que este sistema ficasse completamente não funcional devido aos efeitos desastrosos do superaquecimento dos componentes solares, conforme descrito acima.


Corrosão


Além da questão dos pontos quentes e seus efeitos de longo prazo nos sistemas solares, a corrosão também representa outro desafio. Com o tempo, a degradação das coberturas protetoras do painel solar devido à sujeira e até mesmo aos métodos de limpeza inadequados podem tornar um sistema específico muito menos eficiente ou até mesmo completamente ineficaz.


Normalmente, a degradação ocorre devido a um efeito abrasivo, como por partículas de areia mais duras arranhando a superfície durante uma tempestade de poeira ou limpeza inadequada ou por um processo prolongado do material particulado se ligando quimicamente à superfície e causando danos ao ser removido.


O proprietário de um sistema solar pode tomar medidas para evitar altos níveis de aderência química das partículas de sujeira à superfície, bem como evitar danos na remoção de tais camadas ligadas.


Conclusão


Isso foi muito ?! Novamente, não se preocupe. Tudo isso pode ser resolvido com apenas um texto ou telefonema para nós. Temos treinamentos de limpeza solar, kits de limpeza solar, tudo para manter seu sistema solar funcionando por muito tempo.


Para aqueles de nós que realmente gostam de entrar na ciência solar, este resumo apenas começa a arranhar a superfície (sem trocadilhos) dos efeitos de longo prazo da sujeira nos sistemas solares.


Clique no link abaixo para uma análise mais detalhada. No entanto, esperamos que esta tenha sido uma boa introdução à realidade científica de que a sujeira pode levar a pontos quentes que causam falha de componentes e sistemas ao longo do tempo.




bottom of page