top of page
Buscar

Contrato de manutenção de sistemas solares fotovoltaicos

Atualizado: 19 de mar. de 2022



Como para muitos sistemas, contratos de manutenção também são oferecidos para sistemas fotovoltaicos. A maioria deles está familiarizada com os contratos de manutenção de seu sistema de aquecimento ou do aquecedor instantâneo de água. Em princípio, os contratos de manutenção de sistemas fotovoltaicos funcionam da mesma forma. Contrato de manutenção, conteúdo e custos Inspeções e testes regulares, normalmente mensais e anuais, bem como possíveis reparos do sistema fotovoltaico para garantir a segurança operacional e a prontidão são acordados com a empresa relevante. A celebração de um contrato de manutenção tem a vantagem de que as empresas que realizam a manutenção o lembram da manutenção e que o preço inclui frequentemente um serviço de emergência, bem como pequenas reparações ou materiais de desgaste. Os custos de um contrato de manutenção de sistemas fotovoltaicos ascendem evidentemente, em função da grande extensão e dimensão do sistema. Alguns provedores oferecem contratos de manutenção com contabilidade de custos baseada no pico do quilowatt. Quão útil é um contrato de manutenção? Os contratos de manutenção oferecem uma série de vantagens mesmo que apenas para que nenhum compromisso seja esquecido. Ao mesmo tempo, isso garante que a manutenção seja realizada. Alguns fabricantes de módulos solares exigem manutenção regular como pré-requisito para os longos períodos de garantia. O contrato de manutenção serve também como prova para as seguradoras de que a segurança do sistema fotovoltaico é verificado regularmente. Escopo das tarefas de manutenção regulares As tarefas a executar estão definidas no contrato de manutenção. Durante a manutenção do sistema fotovoltaico, os módulos solares devem ser verificados regularmente.


Os módulos solares são verificados quanto a danos no vidro, na moldura ou rachaduras. O cabeamento e o sistema de montagem também são submetidos a uma inspeção visual. Isso é particularmente útil para cabos. Existe o risco de danos por incêndio ou quebra do isolamento. Alguns contratos de manutenção também incluem a verificação das conexões de parafuso ou de grampo entre os módulos solares e o sistema de fixação, bem como o sistema de fixação e a cobertura. Além disso, a funcionalidade dos módulos solares ou de todo o sistema é verificada.

Para este propósito, os dados de rendimento são comparados com os dados do padrão. O inversor é verificado e limpo, os conectores verificados. Se houver suspeita de falhas, por exemplo, os módulos devem ser examinados por um especialista (medição da curva característica, termográfica, análise funcional) ou os fusíveis do string na caixa de conexão do gerador devem ser verificados.

Quer ficar bem informado(a) sobre as notícias da Limpeza Solar, e interagi com a gente? Cadastre-se grátis e esteja sempre por dentro das novidades. Cadastre-se

bottom of page