top of page
Buscar

Projeto de energia solar: aprenda a limpar de forma eficiente

Os painéis solares vêm ganhando cada vez mais adeptos pelo Brasil, um dos principais fatores é o nosso clima tropical, que favorece em até 30% a geração de energia com fontes renováveis.


Só em 2020, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR): “A energia solar fotovoltaica passou a responder por 1,6% da matriz energética brasileira”. Esses dados envolvem tanto residências comuns quanto empresas.

Imagem: Divulgação - www.limpezasolar.com


Pensando nisso, iremos te ajudar a preservar e garantir um bom uso das placas solares da sua residência ou estabelecimento.


Até porque, painéis sujos podem perder até 25% da sua eficiência, você sabia? Mas não se preocupe que nós iremos te ajudar a garantir uma maior durabilidade do seu projeto de energia solar. Continue aqui que iremos te explicar tudinho!


O brilho da limpeza!

Se a sua residência ou empresa possui um projeto de energia solar, com certeza em algum momento você deve ter se deparado com algum tipo de sujeira indesejada nos painéis, acertei?


Pensando em problemas como esse, muitas empresas oferecem serviços especializados para limpeza de painéis solares. Mas a depender do tipo de sujeira, você mesmo pode fazer a higienização.


Imagem: Divulgação - www.limpezasolar.com


Por isso, separamos em tópicos algumas dicas de: como identificar a hora de limpar seu Painel Solar Fotovoltaico, de que forma realizar essa limpeza e quem pode realizá-la. Acompanhe!


Já está na hora de limpar?

O mais importante é saber identificar quando seu projeto de energia solar está precisando ser higienizado.


Para isso, você pode utilizar os manuais dos fabricantes, que em sua grande maioria recomendam uma limpeza anual, mas é claro que tudo depende da região.


Se o seu painel solar está instalado em uma região de fácil acúmulo de poeira e sujeira, recomenda-se uma limpeza entre duas a três vezes ao ano.


Uma inspeção visual periódica é suficiente para identificar a sujeira e uma análise da geração de energia pode comprovar a necessidade da limpeza!


Imagem: Divulgação - www.limpezasolar.com


Pode usar isso?

Se você já identificou que o seu Painel Fotovoltaico está precisando daquela limpeza caprichada e decidiu que ao invés de chamar uma empresa, você mesmo irá usar o final de semana para fazer isso, está na hora de se perguntar: “Quais materiais usar?”.


Afinal de contas, uma manutenção feita com produtos inadequados, poderá causar danos ao seu sistema de energia solar.


Mas fique tranquilo, separamos de forma explicadinha o que pode ou não ser usado. Veja!


O que pode:


Água fria

Escovas macias, esponjas ou panos suaves (melhor opção)

Produtos químicos só devem ser usados se recomendados pelo fabricante!


O que não pode:


Solventes corrosivos

Objetos rígidos (ferramentas de metal, como lâminas, facas, lã de aço e outros materiais abrasivos)

Produtos que contenham ácido hidrofluorídrico e substâncias alcalinas, acetona ou álcool industrial.


CUIDADO NA HORA DA LIMPEZA!

Mesmo não sendo uma limpeza difícil, é necessário tomar bastante cuidado, pois os painéis solares ficam muito quentes durante o dia e podem causar queimaduras.


Além disso, se for manuseado incorretamente, há riscos de provocar choques elétricos, afinal de contas, o sistema de energia solar é ligado na rede elétrica. Inclusive, temos um artigo muito legal sobre o processo de instalação dos painéis solares!


Imagem: Divulgação


Caso o grau de sujeira dos seus painéis seja muito alto, a melhor coisa a se fazer é contar com o suporte de uma empresa especializada. Só recomendamos que você mesmo realize esse processo se for uma limpeza simples.


Os seguintes cuidados devem ser tomados:


* Desligar o sistema do Painel Solar Fotovoltaico (o manual será indispensável nesse momento).


* Realizar a limpeza no início da manhã ou final da tarde. (Quando o sol estiver com temperaturas amenas, mas mesmo assim não esqueça de desligar seu projeto de energia solar.


* Evitar subir no telhado. Para isso, prefira sempre uma vassoura com cabo comprido que alcance todos os painéis.


* Se for realmente necessário acessar o telhado, o melhor é acionar uma empresa especializada em limpeza com profissionais capacitados. Preserve sua segurança!


Talvez você esteja se perguntando “Um projeto de energia solar vale mesmo a pena?”. A resposta é simples e óbvia, quando você for pensar que estará economizando 95% na sua conta de energia.


Valores e mais informações, acesse: https://www.limpezasolar.com.br


Fonte: limpezasolar.com





bottom of page