Buscar

Limpeza de painéis solares: vale a pena? Por que, como e quando você deve limpá-lo?

A limpeza do painel solar é um processo essencial para melhorar a eficiência dos painéis. Os painéis solares convertem a luz solar em eletricidade utilizável.


As células fotovoltaicas (células fotovoltaicas) presentes nos painéis ajudam a converter a energia solar em energia elétrica.


limpezasolar.com


Essas células são mantidas em um padrão semelhante a uma grade na superfície dos painéis. Os painéis são geralmente feitos de células de silício cristalino.


A fonte de energia solar é gratuita e renovável. É um dos recursos renováveis ​​mais populares usados ​​em edifícios e residências para vários fins, como iluminação, cozinhar, aquecer, lavar e operar vários aparelhos elétricos.


Além disso, a energia solar ajuda a reduzir as emissões de carbono para a atmosfera. Portanto, é ecologicamente correto.



limpezasolar.com


Os painéis solares requerem baixa manutenção. Simplesmente, a limpeza com água fará o trabalho na maioria das vezes. No entanto, poeira e sujeira fazem com que os painéis solares funcionem de forma ineficiente.


O processo de limpeza inclui a remoção da sujeira da superfície dos painéis para absorver a luz do sol adequadamente. Além disso, outras partículas, como folhas e excrementos de pássaros, também podem impedir que os painéis solares sejam expostos à luz solar direta.


A maneira correta de limpar os painéis solares é com água e uma esponja. Alguns também sugerem o uso de água com sabão. Mas pode deixar resíduos e incentivar a sujeira a grudar neles.


Muitas vezes, a chuva limpa a poeira e a sujeira. Mas excrementos e resíduos de pássaros podem permanecer na superfície. Portanto, é melhor usar água e esponjas macias para evitar arranhar a superfície.


Neste artigo, aprenderemos mais sobre a limpeza de painéis solares e seus benefícios.


Quando limpar os painéis solares?


Os painéis solares são instalados em um ambiente aberto. Portanto, os painéis solares ficam sujos dependendo do tempo e do espaço. Mas a limpeza depende de vários fatores, como sua área, condições climáticas, tempo de exposição e design solar.


Pode não ser necessário limpá-los durante a primavera e o verão. Mas, durante os invernos – especialmente quando a luz do sol está menos disponível ao longo do dia – você pode precisar de limpeza frequente.


Como chove menos no inverno, provavelmente é razoável limpar os painéis pelo menos uma vez por mês.



limpezasolar.com


Você deve verificar os painéis solares de tempos em tempos. Se houver excesso de poeira, é hora de limpar. O momento adequado para limpá-los é no início da manhã ou à noite (final da tarde). Você também pode fazê-lo em um dia nublado.


À tarde, o sol incide diretamente nos painéis. Assim, pode evaporar a água rapidamente, e a sujeira pode permanecer na superfície.


O início da manhã é um bom momento porque formará orvalho na superfície durante a noite. Além disso, você precisará de menos água e esforço para limpar.


Além disso, à tarde, os painéis funcionam com mais eficiência e você não gostaria de interferir no horário mais produtivo do dia. Também pode não ser uma experiência agradável para você limpar no clima quente, quando o sol cai diretamente durante a tarde.


Como limpar seus painéis solares?


Como dissemos, a maneira mais fácil de limpar os painéis solares é com água e uma esponja macia. Alguns sugerem usar um detergente suave também.


No entanto, não use pressão de água, pois pode causar danos à superfície dos painéis. Em vez disso, use a esponja para remover sujeira como excrementos de pássaros e lave com água e detergente.



limpezasolar.com


Não use detergentes fortes ou produtos químicos. Eles também podem causar danos. Além disso, sempre considere medidas de segurança ao limpar.


Por exemplo, use uma ferramenta de cabo longo para alcançar os painéis enquanto estiver no chão.


Normalmente, a limpeza não requer nada mais do que uma mangueira de jardim. Mas, novamente, use-o em uma baixa pressão de água. A mangueira funciona da mesma forma que a chuva para limpar a superfície.


Se os painéis não puderem ser alcançados do solo, use uma escada para subir. Você também pode usar cordas e arreios, se necessário. Mas, sempre considere as medidas de segurança.


Outra maneira de limpar os painéis solares é contratar um serviço de limpeza profissional. Muitas empresas fornecem esse serviço em troca de uma determinada taxa. Por exemplo, algumas empresas podem cobrar anualmente, enquanto outras podem cobrar por um serviço único.


Mas, antes de considerar os serviços de limpeza profissional, você deve analisar o retorno do investimento em contratá-los. Se você está gastando centenas de dólares apenas para obter 5 a 10% de eficiência dos painéis, pode não valer a pena.


Com que frequência limpar seus painéis solares?


Os painéis solares requerem baixa manutenção. Você não precisa limpá-los com a frequência que imagina.


Às vezes, partículas como excrementos de pássaros e folhas podem impedir que os painéis recebam luz solar. Nesses casos, você deve limpá-los o mais rápido possível.



limpezasolar.com


No entanto, os painéis solares são limpos por conta própria. Mesmo que a superfície acumule poeira e sujeira ao longo do dia, eles não serão suficientes para atrapalhar o funcionamento dos painéis.


Em geral, você deve limpar os painéis uma vez a cada primavera, verão e outono. No entanto, você deve limpá-lo uma vez por mês durante o inverno, porque a luz solar é mínima durante esse período.


Mas, se ocorrerem eventos incomuns, como bloqueio devido a folhas, neve e excrementos de pássaros, você deve limpá-los imediatamente.


Mas, novamente, vários fatores, como as condições climáticas, a área e a poluição, podem afetar a frequência com que limpar seus painéis solares.


limpezasolar.com


Alguns especialistas também sugerem a limpeza dos painéis apenas uma ou duas vezes por ano. Além disso, também é bom observar as mudanças de eficiência energética dos painéis antes e depois de limpá-los. Além disso, você deve observar como os intervalos de tempo de limpeza afetam a saída.


Custo para limpar seus painéis solares


Como dito anteriormente, você pode contratar um serviço de limpeza para limpar seus painéis solares. Muitas empresas irão fornecer-lhe este serviço.


Portanto, se você não tem tempo e equipamento para limpá-los sozinho, deixe que essas empresas cuidem da limpeza para você.


Mas, novamente, você deve entender que não precisa limpar os painéis com muita frequência. Ter as empresas de limpeza visitando uma ou duas vezes por ano será suficiente.


Dependendo da sua área e do tamanho dos seus painéis solares, o custo de limpá-los pode ser diferente.


Melhor método para limpar seu painel solar [passo a passo]


O melhor método de limpeza do painel solar usa apenas água, uma esponja macia e sabão neutro (ou detergente).



A limpeza dos painéis solares é rápida e fácil. Se você planeja fazer isso sozinho, sempre considere as medidas de segurança, pois pode ter que subir no telhado. Abaixo está um processo passo a passo do processo básico de limpeza.


Etapa 1 : verifique se o fabricante do painel solar possui recomendações específicas para a limpeza dos painéis.


Passo 2 : Considere a limpeza de manhã ou no final da tarde. Você também pode fazê-lo em um dia frio.


Passo 3 : Limpe suavemente com uma mangueira de jardim em primeiro lugar. Normalmente, se não houver muita poeira e sujeira, isso será suficiente. No entanto, se os painéis ainda estiverem sujos e contiverem excrementos de pássaros e outras partículas, você precisará de mais limpeza.


Passo 4 : Pegue um balde com água limpa e sabão neutro. Use água com sabão para limpar suavemente a superfície dos painéis. No entanto, certifique-se de não deixar nenhum resíduo. Você não precisa limpar a fiação embaixo dos painéis.


Passo 5 : Enxágue os painéis com água limpa com a mangueira e use um rodo para secar os painéis. Mas você também pode deixá-los secar naturalmente.


Passo 6 : Repita o processo até que todos os painéis estejam limpos.


Como dissemos, sempre considere medidas de segurança se você tiver que subir no telhado. Use uma escada, corda e cinto de segurança se precisar subir.


Além disso, se os locais forem inacessíveis com o seu esforço, contrate o serviço da limpezasolar.com . Eles terão todo o equipamento e limpadores experientes que podem escalar e fazer todo o trabalho para você.


Vale a pena limpar o painel solar?


A mudança média na eficiência dos painéis solares quando estão sujos é de 5%. Mas, na maioria dos climas, a próxima chuva lavará a sujeira e permitirá que os painéis retornem à sua potência máxima. Portanto, apenas porque há alguma sujeira em seus painéis, você não precisa limpá-los imediatamente, a menos que isso tenha afetado amplamente a eficiência.


Além disso, os painéis solares são instalados de forma inclinada. Portanto, na maioria das vezes, a parte inferior dos painéis coletará sujeira ou escoamento de água. Mas isso não diminuirá a saída dos painéis. Mesmo que isso aconteça, será muito pouco. Então, não é algo que você deve se preocupar.


A limpeza dos painéis solares pode exigir muito esforço. Não é fácil subir no telhado e limpá-los você mesmo. Pode não valer a pena, porque essa quantidade de esforço fornecerá apenas um pequeno resultado.


No entanto, a limpeza do painel solar só vale a pena se a eficiência for afetada devido à sujeira acumulada na superfície. Especialmente no inverno, os painéis podem ficar sujos quando não chove há meses.


Nesses momentos, valerá a pena limpá-los e recuperar o desempenho dos painéis. Além disso, a limpeza dos painéis solares pode aumentar o desempenho do sistema e, consequentemente, reduzir suas contas de energia elétrica.


Dicas para manutenção e limpeza


Um sistema de energia baseado em painéis solares não é apenas sobre os painéis. Também inclui outros componentes, como bateria, inversor e controlador de carga solar. Portanto, não é que se você limpar seus painéis regularmente, seu sistema funcionará bem. O desempenho do aproveitamento da energia solar depende da manutenção de todos os componentes do sistema.


Um sistema de painel solar requer baixa manutenção e os painéis solares podem durar décadas. Mas eles não vão durar para sempre. Todo equipamento eletrônico se desgasta com o tempo.


No entanto, com a manutenção regular dos painéis e do sistema como um todo, é possível aumentar o número de anos que ele dura e proporciona um bom desempenho.


A limpeza dos painéis solares é apenas uma parte de sua manutenção. Portanto, não se concentre apenas na limpeza dos painéis.


Além disso, verifique o sistema geral e se todos os componentes estão trabalhando juntos para fornecer a máxima eficiência. Além disso, você também pode contratar eletricistas locais ou técnicos de energia solar para verificar seu sistema quanto à manutenção.


Conclusão


Um sistema baseado em energia solar para aquecimento, iluminação, cozinhar, lavar e outros fins tornou-se popular entre a maioria das famílias. A energia solar é uma das fontes de energia renovável mais utilizadas atualmente. Verifique frequentemente se o sistema está funcionando corretamente.


Veja se seus painéis têm muita sujeira na superfície. Se houver apenas um pouco de sujeira, você não deve se preocupar. Mas se esses painéis estiverem muito sujos, a limpeza é necessária para aumentar a eficiência energética do sistema.



Os painéis solares ficam sujos com o tempo. Poeira, excrementos de pássaros, folhas e outras partículas ficam presas na superfície. Muita sujeira reduz a eficiência energética dos painéis. Portanto, limpá-los seria apropriado.


Em geral, os painéis solares requerem baixa manutenção. Portanto, limpá-los é fácil, pois você só precisa de água, sabão neutro e uma esponja macia.


Outra maneira de limpar seus painéis solares é contratar serviços profissionais de limpeza. Eles vão cobrar taxas específicas pelo seu serviço. No entanto, a maioria dos especialistas diz que não vale a pena contratar limpadores para seus painéis solares.


Além disso, você não precisa de limpeza frequente. Uma vez que cada temporada vai fazê-lo. Então, pense antes de decidir contratar alguém para limpar seus painéis solares.



1. Por que você deve limpar seus painéis solares?


A presença de poeira, sujeira, excrementos de pássaros, folhas e outras partículas afeta negativamente a eficiência dos painéis solares. Portanto, você deve limpar os painéis. A limpeza de painéis solares é a melhor maneira de aumentar sua eficiência energética.


Além disso, o experimento também concluiu que a chuva sozinha não é suficiente para limpar os painéis solares.


Então, é bom contar com a chuva para uma limpeza natural. Mas à medida que o tempo passa e seus painéis envelhecem, você deve limpá-los pelo menos uma ou duas vezes por ano.


2. O que eu uso para limpar os painéis solares?


A melhor maneira de limpar os painéis solares é usando água, sabão neutro e uma esponja macia. Além disso, você pode usar uma mangueira de jardim para espalhar água na superfície dos painéis. Além disso, você deve ter muito cuidado para não arranhar os painéis de forma alguma.


Não use água de alta pressão na superfície, pois danificará os painéis. Em vez disso, use água com sabão neutro e lave os painéis com uma esponja macia. Em seguida, enxágue com água limpa com a ajuda da mangueira.


3. Negligenciar a limpeza do painel solar me custará dinheiro?


Provavelmente sim. Os painéis solares perdem sua eficiência energética se você não os mantiver limpos. Mesmo que exijam pouca manutenção, eles ainda podem perder de 15 a 25 por cento de eficiência se você não os limpar por muito tempo.


Isso significa que seu sistema elétrico baseado em energia solar produzirá de 15 a 25% menos energia. O objetivo principal da instalação do sistema é reduzir as contas de energia elétrica. Além disso, a instalação pode custar muito dinheiro.


Portanto, manter o painel solar limpo significa que você está utilizando seu investimento em todo o seu potencial. Você estará adicionando mais alguns anos ao tempo de retorno.


A limpezasolar.com trabalha com os fabricantes de painéis para obter a aprovação de sua lavagem para uso sem anular quaisquer garantias.


Todos os produtos da limpezasolar.com é seguro para uso em seus painéis. Eles podem ser adquirido por meio do nosso site.


Quer ficar bem informado(a) sobre nossos informativos, e interagir com a gente? Cadastre-se grátis e esteja sempre por dentro de todos os nossos conteúdos.