top of page

Horário de Verão Aproveita Mais da Solar FV em Eampa da Carga

Conclusão é de estudo do ONS que recomenda ao governo federal a adoção da medida para ajudar a enfrentar estiagem e consumo em elevação.

  

Os estudos do ONS que embasaram a recomendação ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) de retorno do horário de verão concluíram que a medida tem o mérito de aproveitar melhor a energia solar fotovoltaica para os momentos de pico de demanda (rampa da carga) das 18h às 19h, o que amplia a capacidade de atendimento do Sistema Interligado Nacional (SIN).

 

ree

Imagem: Divulgação


Segundo o operador, que incluiu a sugestão como uma das medidas de plano de contingência contra a estiagem e os efeitos das altas temperaturas no consumo, o adiantamento de uma hora dos relógios, e seu efeito sobre a rampa da carga, vai postergar o horário de demanda máxima em até duas horas, “permitindo que a compensação pela saída da micro e minigeração distribuída fotovoltaica, e toda a geração de fonte solar, possa ser feita de forma mais prolongada”, afirma o estudo do ONS.

 

Responsável por quase 20% da carga do Brasil, a fonte solar já ameniza o atendimento do SIN ao principal e primeiro pico de carga, que nos últimos anos foi deslocado para a faixa das 14h às 16h.


Mas com a adoção do horário de verão, ainda a ser decidida pelo Ministério de Minas e Energia, as UFVs passariam também a ter papel mais importante na rampa da carga do fim do dia, diminuindo em parte o despacho térmico que precisa ser feito entre 18h e 21h. De forma geral, a geração solar passa a declinar a partir das 18h, o que no horário de verão seria “deslocado” para as 19h.

 

O estudo do ONS apontou que a aplicação do horário de verão, em cenários de afluências críticas, poderá trazer uma redução de até 2,9% da demanda máxima.


Isso significaria uma economia no custo da operação em torno de R$ 400 milhões entre os meses de outubro e fevereiro.


A redução é prevista na demanda máxima noturna, tanto em dias úteis, como nos finais de semana, em quase todas as condições de temperatura

 

 “O ONS realizou os estudos sobre o horário de verão e recomendou sua adoção visto que há ganhos positivos para o setor elétrico, contribuindo para a eficiência do Sistema Interligado Nacional e, principalmente, ampliando a capacidade de atendimento na ponta de carga”, disse o diretor geral do operador, Marcio Rea.


Fonte: Fotovolt

 
 
 

Comentários


Logo Limpeza Solar.png

A LIMPEZA SOLAR oficial é reconhecida mundialmente como a principal referência em soluções profissionais para limpeza e manutenção.

Há mais de 10 anos no setor solar, atendendo milhares de usinas em todo o Brasil, somos referência em soluções completas para limpeza e manutenção fotovoltaica. Combinamos tecnologia de ponta e expertise comprovada para oferecer:

 

Equipamentos profissionais de alto desempenho, robôs para limpeza usina de solo e escovas giratórias, telas de proteção solar de alta durabilidade, monitoramento técnico inteligente em tempo real, combos completos prontos para uso imediato, plataforma digital integrada para gestão e suporte. Tudo que sua usina precisa para operar com máxima eficiência, segurança e produtividade.

 

Os equipamentos Originais da Limpeza Solar oferecem alta estabilidade, com baixíssima taxa de falhas mesmo em ambientes hostis, mantendo desempenho e durabilidade comprovados em campo.
 

© 2025 Limpeza Solar®.

Todos os direitos reservados.

whatsapp.gif
  • Youtube
  • Instagram

Nosso time está pronto para te atender com agilidade e experiência comprovada no setor solar. Atendimento exclusivo via WhatsApp, respostas rápidas com especialistas reais, soluções personalizadas para você.

 

✅ Suporte técnico e comercial via WhatsApp

✅ Respostas rápidas com atendimento humano

✅ Indicação dos melhores equipamentos

✅ Diagnóstico gratuito e orientações

Limpeza Solar ®
bottom of page