top of page
Buscar

Como evitar que seus painéis solares fiquem descoloridos

Os painéis solares são um grande investimento, mas com muitos benefícios que valem a pena para a maioria a longo prazo.


Considerando o dinheiro gasto na instalação de painéis solares, a última coisa que alguém esperaria é que mostrasse sinais de degradação depois de apenas alguns anos, com um dos problemas mais comuns sendo a descoloração dos painéis.



A descoloração do painel solar é muito perceptível, com as partes anteriormente brancas na superfície da célula se transformando em uma cor amarela ou marrom, e isso tende a acontecer apenas alguns anos após a instalação.


Não é apenas um incômodo para os painéis, pois pode fazer com que o módulo solar se torne menos eficiente, muitas vezes sendo o primeiro sinal de problemas mais sérios.


Por que os painéis solares ficam descoloridos?


O problema ocorre quando o filme de etileno vinil acetato (EVA), material usado como encapsulante no painel, sofre uma reação química descontrolada.


Por exemplo, certos produtos químicos usados ​​para tratar os painéis de vidro reagem com produtos químicos usados ​​nas células de silício, resultando na formação de ácido acético, que é uma das principais causas de descoloração.



No entanto, existe uma causa ainda mais comum de descoloração do painel solar – a exposição à luz solar.


Embora isso possa parecer estranho, já que os painéis solares são projetados para serem expostos à luz solar, os problemas geralmente acontecem quando o EVA é feito de materiais mais baratos.


O EVA ajuda a manter a resistência aos raios UV nos painéis solares, com os raios ultravioleta não sendo usados ​​pelos painéis, então quando são usados ​​materiais de qualidade inferior para isso a resistência não é tão boa.


Eventualmente, a exposição prolongada aos raios UV começa a descolorir o EVA, fazendo com que ele fique amarelo ou marrom. Novamente, isso acontece após os primeiros anos.



Como impedir que os painéis solares fiquem descoloridos?


Infelizmente, existem poucas medidas que você pode tomar para evitar a descoloração dos painéis solares, pois muitas vezes é o resultado de EVA de baixa qualidade, o que significa que a melhor maneira de impedir que isso aconteça é garantir que você compre de um fabricante respeitável usando materiais de alta qualidade para a folha de trás.


Antes de comprar painéis, certifique-se de perguntar sobre o EVA e sua durabilidade esperada, ou você pode dar um passo adiante e evitar a compra de painéis solares que usam EVA para a folha traseira.


Novamente, isso precisa ser feito antes da compra, e daí se você já possui painéis solares instalados?


Uma medida que se acredita evitar a descoloração é o uso de painéis de vidro com bloqueio de UV.



Eles evitam que os raios UV passem pelo vidro, praticamente eliminando as chances de descoloração nos primeiros anos de compra, portanto, substituir o vidro pode ser a melhor maneira de manter seus painéis solares em ótimas condições !



A limpezasolar.com é uma empresa pioneira de limpeza de painéis solares . FornecemosLimpeza Solar Comercial, Verificações de Eficiência e Consultas de Reparos; bem como Limpeza Solar Residencial . Servindo todo o Brasil com limpeza solar.


Para proteger seu investimento, usamos produtos de alta qualidade projetados especificamente para a limpeza segura de painéis solares.


Sem produtos químicos corrosivos, apenas a mais pura água deionizada de osmose reversa.


Todos os produtos da limpezasolar.com é seguro para uso em seus painéis. Ele pode ser adquirido por meio do nosso site.


Quer ficar bem informado(a) sobre nossos informativos, e interagir com a gente? Cadastre-se grátis e esteja sempre por dentro de todos os nossos conteúdos.


bottom of page