top of page
Buscar

Como Evitar o Sombreamento no Painel Solar?

Ao instalar um sistema de energia solar fotovoltaica, um dos principais aspectos que precisam ser considerados para garantir seu bom desempenho é o sombreamento no painel solar.



As sombras geradas sobre os painéis solares são preocupantes pois podem comprometer todo o funcionamento do sistema.


Ainda que o Brasil seja muito privilegiado em termos de radiação solar, o sombreamento pode colocar tudo a perder e fazer com que o investimento em energia fotovoltaica se transforme em prejuízo.


Como o sombreamento no painel solar impacta a geração de energia?


Para garantir que o sistema de energia solar tenha seu melhor desempenho, vários fatores precisam ser levados em conta na hora de definir a melhor localização e posição dos painéis solares.


Um dos principais fatores é a incidência de radiação solar no local onde se pretende instalar os painéis solares, já que eles precisam receber a luz do Sol em toda a sua área de extensão.


Como esses equipamentos são feitos com materiais semicondutores, cada célula fotovoltaica presente no painel precisa receber luz solar para ser ativada e gerar energia.



O sombreamento acontece quando há algum tipo de interferência que provoca sombras nas placas.


Esse efeito pode acontecer de maneira direta, quando o que o está causando está localizado próximo às placas, impedindo ou dificultando a correção.


O sombreamento também pode ser da própria placa, quando uma se sobrepõe à outra, provocando sombras. Há também o sombreamento permanente, causado por edificações próximas, árvores, vegetação, postes, etc.


Há também o efeito do tipo temporário, ocasionado por nuvens, queda de folhas de árvores, acúmulo de poeira nas placas, excremento de animais, etc. Por fim, há o sombreamento natural, devido às mudanças na posição do Sol ao longo do dia.


Quando o sombreamento atinge os painéis solares, pode causar duas consequências principais para o sistema fotovoltaico.


A primeira delas é o comprometimento da eficiência do sistema, que acontece devido à diminuição de energia gerada em função do sombreamento que incide sobre os painéis solares. A segunda consequência envolve a danificação dos painéis solares.



Quando uma célula fotovoltaica está parcialmente sombreada, gera o efeito hot spot, que leva o sistema a um aquecimento excessivo e pode até mesmo causar a destruição do módulo solar.


Para evitar que isso ocorra, é preciso implantar um diodo de by-pass entre as células fotovoltaicas, tirando a célula com sombreamento parcial ou total do circuito para que ela não interfira no desempenho das outras. Isso, no entanto, acaba levando à perda de rendimento.


Outro problema possível quando o sombreamento parcial acontece é que até mesmo os painéis que não estão sofrendo com o sombreamento têm seu desempenho comprometido.


Isso ocorre por causa do efeito mismatch, devido à diferença entre a quantidade de energia gerada por dois ou mais módulos fotovoltaicos.


A consequência disso é que a produção é nivelada por baixo para equivaler à produção do painel com menor potência.



Sendo assim, é preciso pensar em soluções para que o sistema fotovoltaico não corra o risco de sofrer com o sombreamento.


Os prejuízos podem ser grandes. Confira a seguir como evitar que isso aconteça.


Como evitar o sombreamento dos painéis?


Considere a inclinação e distância dos painéis


É preciso pensar na inclinação que os painéis precisam ter e também na distância entre eles.


Dependendo das condições do local, é possível modificar a inclinação de instalação para fugir de possíveis sombras que possam se formar ao longo do dia devido às construções ao redor.


A inclinação dos módulos fotovoltaicos é um dos principais elementos a serem considerados durante o desenvolvimento do projeto de energia solar, por isso é importante buscar alternativas viáveis nesse sentido.


A distância entre os painéis também precisa ser considerada, pois, dependendo de como forem instalados, podem fazer sombra uns nos outros.



O tipo de sombra causada é a parcial, justamente a que é mais prejudicial para o sistema fotovoltaico.


Sendo assim, esse é outro aspecto fundamental a ser observado. Vale lembrar que a inclinação do sol muda ao longo do dia, interferindo no sombreamento dos painéis.


Faça a manutenção dos módulos regularmente


Outra maneira de evitar o sombreamento é com a realização de manutenções periódicas. A manutenção preventiva consiste na limpeza dos painéis e é algo fundamental para preservar sua eficiência, pois serve para retirar poeira e excrementos de animais que possam causar sombreamento.


Com manutenções realizadas regularmente, é possível evitar os efeitos mais danosos do sombreamento e recuperar o bom desempenho dos painéis solares. Para saber mais sobre como realizá-las, clique aqui e confira tudo sobre o assunto.



댓글


bottom of page