Usina de 902 MWp contará com software que usa machine learning e inteligência artificial para rastrear continuamente a posição do Sol.
A empreendedora de energias renováveis Atlas Renewable Energy contratou a Nextracker, fornecedora de soluções de sistemas de rastreamento solar, para instalar no complexo solar Vista Alegre, em Janaúba, Mina Gerais, o software TrueCapture, que baseado em algoritmos consegue otimizar a geração solar.
Imagem: limpezasolar.com
O projeto solar terá capacidade instalada de 902 MWp e deverá produzir aproximadamente 2 TWh/ano de energia.
Segundo a Atlas, deve se tornar o maior projeto solar a ser construído no Hemisfério Sul. A usina tem contrato de compra e venda de energia (PPA, na sigla em inglês) assinado com a produtora de alumínio Albras, de Barcarena, no Pará.
O PPA foi indexado em dólar e tem prazo de 21 anos de fornecimento.
O software TrueCapture utiliza o conceito de aprendizado de máquina (machine learning) e inteligência artificial, por meio dos quais permite rastrear continuamente a posição do Sol e ajustar os ângulos dos módulos para maximizar a produção de energia.
Ao ajustar de forma inteligente a inclinação e a posição de cada módulo solar em tempo real, ele é capaz de atenuar o impacto do sombreamento, do terreno irregular e de outros fatores que podem reduzir a produção de energia.
Fonte: Fotovolt
Comentarios