top of page
Buscar

Shanghai Electric envia primeiras baterias VRFB para a Europa

Empresa embarca sistemas de baterias de fluxo redox de vanádio em grande escala para projetos na Espanha.

Imagem: Divulgação


A chinesa Shanghai Electric Energy Storage Technology anunciou a conclusão do teste de aceitação de fábrica para seu sistema de baterias de fluxo redox de vanádio (VRFB), que agora está a caminho de Zaragoza, na Espanha, para um projeto comercial de armazenamento de energia.


Esta é a primeira vez que a empresa entrega produtos de bateria de fluxo desta monta para um parceiro europeu.


Pelo acordo com um provedor de soluções de armazenamento de energia da Espanha, a Shanghai fornecerá sistemas VRFB sob medida para os projetos locais de energia renovável.


A Shanghai Electric também está discutindo com parceiros locais projetos de sistemas múltiplos fornecidos em contêineres e a construção de projetos em escala de MW.


A empresa lançou recentemente um sistema de armazenamento de energia de 500 kW/3000 kWh, que classifica como um marco importante no desenvolvimento da tecnologia de bateria de fluxo redox de vanádio.


A bateria de 500 kW apresenta configurações 4s2p, o que a torna a maior de módulo único entre as baterias de fluxo de longa duração da China.


A eficiência na parte c.c. do sistema supera 85%, com a eficiência energética geral de 90%, reduzindo o custo de eletricidade para US$ 0,028 por kWh.


Com eletrólito composto por água e sais inorgânicos, o sistema é capaz de operar em temperatura e pressão normais, sem riscos de incêndio ou explosão, oferecendo 20 mil ciclos de carga e descarga sem perda de capacidade, garante a empresa.


O equipamento é projetado como um sistema de armazenamento de energia de alta potência e longa duração para projetos de energia eólica e solar fotovoltaica, com estrutura expansível.


Segundo a Shanghai Electric, o módulo é transportável, rápido de instalar e implantar e adequado para locais com condições ambientais adversas.


Fonte: Fotovolt


Comments


bottom of page