O VI Sencesf vai acontecer nos dias 17 e 18 de outubro em Belo Horizonte (MG).
Está marcada para os dias 17 e 18 de outubro, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a sexta edição do seminário nacional Cigre de energia solar fotovoltaica, o VI Sencesf.
Imagem: Divulgação
O evento é organizado pelo comitê de estudos C6 – Sistemas ativos de distribuição e recursos distribuídos de energia do Cigre-Brasil, sociedade civil, sem fins lucrativos, que promove intercâmbio e desenvolvimento da engenharia em geração, transmissão e distribuição de energia.
Sob o tema central que pretende abordar “os desafios técnicos e a evolução da energia solar fotovoltaica e suas aplicações", o seminário, segundo comunicado, pretende mostrar a evolução tecnológica do setor e sua integração com o Sistema Interligado Nacional (SIN).
De forma geral, a ideia ainda é promover discussões sobre pesquisa e desenvolvimento, transição energética e capacitação de recursos humanos.
O seminário será dividido em quatro painéis. O primeiro será dedicado ao planejamento e operação do sistema elétrico de potência frente à expansão da micro e minigeração distribuída.
O segundo abordará a integração ao sistema elétrico das tecnologias de sistemas de armazenamento de energia por baterias (BESS, na sigla em inglês).
Já o terceiro será sobre recursos energéticos distribuídos e arranjos técnico-comerciais e, por fim, o quarto envolverá novas tecnologias, equipamentos e normatização.
Além dos painéis, o seminário em formato híbrido prevê na programação três visitas técnicas no dia 18 de outubro.
Marcadas para o período da manhã, a primeira visa um sistema de armazenamento de energia por baterias de lítio no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a segunda é para ver também um BESS, na mesma UFMG, mas com a tecnologia de PbC (chumbo ácido).
Já a terceira é para os interessados em conhecer a usina solar fotovoltaica instalada no estádio Mineirão, também na capital do estado.
Para mais informações e inscrições acesse o site https://sencesf.cigre.org.br/.
Fonte: Fotovolt
Comments