Buscar

Por que os painéis precisam de limpeza?

Os pombos podem ser um grande problema e criar muitos danos e bagunça nos painéis solares.


Como resultado dos pombos, a taxa de desempenho (PR) deste sistema caiu 62%! As gaivotas aninhadas estavam obliterando o desempenho do sistema com grandes quantidades de excrementos.


Além disso, eles também estavam puxando cabos DC e criando ninhos em torno dos conectores MC4. Isso cria um risco de incêndio de alto risco.


Imagem: limpezasolar.com


O que poderia ser feito para aumentar o PR?


Aumentar o PR do sistema era essencial, caso contrário, os proprietários dos painéis solares teriam dificuldade em obter o retorno de seu investimento.


Em primeiro lugar, a redução da atividade das aves no telhado foi de extrema importância. Isso pode ser alcançado com a instalação de um sistema de dissuasão de aves de alta qualidade.


Instalamos uma com 4 alto-falantes de buzina embutidos e 4 alto-falantes satélites. O sistema cria zero sombreamento no painel solar.


Em segundo lugar, uma limpeza química foi recomendada para remover os excrementos de pássaros e o sombreamento que eles criam.


Imagem: Divulgação


Como funciona o sistema de dissuasão de pássaros?


O dissuasor de pássaros programável e movido a energia solar que emite 96 sons audíveis e ultrassônicos diferentes.


Possui um sensor de luz embutido ajustável, portanto, funciona apenas durante os níveis de luz definidos pelo instalador.


A unidade principal pode ser programada para ter sons aleatórios, comprimentos de explosão aleatórios e tempos de explosão aleatórios.


Com um alto-falante de cada lado, os pássaros são atingidos de quatro ângulos diferentes com o som da unidade principal.


Imagem: limpezasolar.com


Neste caso, não estávamos procurando manter os pássaros totalmente fora do telhado. Estávamos procurando proteger uma zona específica, ou seja, o painel solar. Então, montamos nosso impedimento de acordo.


Posicionamos a unidade central em um ângulo de 45 graus em relação aos painéis. Com um alto-falante em cada face da unidade central, isso envia sons diretamente para os cantos da matriz.


Os dois alto-falantes intermediários foram colocados centralmente, a meio caminho entre a unidade principal e as laterais da matriz, voltados para a unidade principal.


Se um pombo pousar entre o alto-falante e a unidade principal, eles serão atingidos por um ruído hostil de efeito estéreo. Ele os atingirá em um ângulo de 90 graus e 45 graus, o que os fará fugir.


Os alto-falantes satélites finais foram colocados nos lados extremos da matriz, a meio caminho entre a parte superior e inferior da matriz.



Novamente, esses alto-falantes apontavam para o alto-falante intermediário e a unidade central. Isso novamente cria um efeito estéreo que os pombos não gostam.


No geral, com o posicionamento do alto-falante, criamos uma zona hostil dentro dos limites do painel solar, o que reduzirá a atividade das aves nos painéis solares.


O que a limpeza dos painéis solares fará?


Em primeiro lugar, a limpeza dos painéis solares aumentará o PR imediatamente. Com o sistema operando com uma perda de PR de 62%, a limpeza mais do que se paga.


A julgar pelas fotos de antes e depois dessa matriz, esperamos que o PR retorne a mais de 95%.


Em segundo lugar, estamos protegendo a vida útil das células nos painéis a longo prazo. O sombreamento cria pontos de acesso em matrizes e isso reduz a saída.



O superaquecimento reduz a vida útil da célula e pode fazer com que as células falhem irreparavelmente. Isso reduzirá novamente a saída do sistema a longo prazo.


Ao limpar os painéis solares, a produção aumenta, a receita aumenta e a vida útil da célula é mantida a longo prazo. Como não gostar?!


Conclusão


Manter a energia solar no telhado é importante. Excrementos de pássaros criam enormes perdas nos sistemas se não forem controlados.


O impacto das aves deve ser uma consideração de todos os projetistas de painéis solares. A proteção futura do sistema contra pássaros durante a fase de projeto e instalação pode economizar milhares de dólares em perda de receita e danos ao seu sistema.


O risco de incêndio das aves nidificantes também deve ser considerado. Prevenir é sempre melhor do que remediar com pássaros e painéis solares.


A instalação de dissuasores de pássaros desde o primeiro dia deve estar na agenda de muitos painéis solares.


Isso, juntamente com um regime regular de limpeza do painel solar, manterá o sistema funcionando com um alto nível de saída.


Fonte: limpezasolar.com