top of page
Buscar

Microrrede com solar e baterias entra em operação em Alcântara

Atualizado: 3 de jul. de 2023

Centro de lançamento de foguetes e satélites passa a ter segurança energética com quatro opções de energia.

Começou a operar no CLA - Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, que opera plataformas especiais de lançamento de satélites e foguetes ao espaço, uma microrrede elétrica inteligente com energia solar e baterias.


Imagem: Divulgação


O projeto é resultado de programa de P&D Aneel da Equatorial Energia, em conjunto com o Instituto de Energia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).


A base da rede é uma usina solar fotovoltaica de 1,25 MWp de potência instalada, com 2.832 módulos solares de 445 Wp .


Implantada pela Enova, a UFV é capaz de gerar 1.823 MWh/ano. O sistema de armazenamento por baterias (BESS, na sigla em inglês) usa tecnologia de íons-lítio, que segundo comunicado da Equatorial armazena o triplo de energia se comparada aos outros tipos de bateria.


O BESS tem potência instalada de 1 MW e 1 MWh de capacidade de armazenamento.


Antes da instalação da microrrede, geradores a diesel eram utilizados durante os lançamentos para trazer segurança para a rede.


Com a rede inteligente, segundo a Equatorial, há a alimentação via rede elétrica convencional somada com o suporte da geração solar e da energia armazenada nas baterias.


Além disso, é possível acionar automaticamente os geradores a diesel, em última instância, caso haja pane ou descarga das baterias.


A possibilidade de escolha entre quatro fontes de energia, de acordo com a Equatorial, faz a microrrede inteligente no CLA se diferenciar por não sofrer interrupções, o que garante a resiliência de energia necessária para a operação do local.


Além da segurança energética, a implementação da rede deve trazer redução de 30% a 40% do consumo de energia mensal do centro.


Isso é importante principalmente porque, quando há atividades de lançamento, há um aumento de 30% no consumo de energia elétrica, o equivalente a cerca de 130 MWh de energia por mês.


Fonte: Fotovolt

Comments


bottom of page