Quando pensamos em sistemas solares fotovoltaicos primeiramente imaginamos na economia que ele pode gerar na fatura de energia elétrica, sempre considerando que ele gere o máximo possível de energia, mas para que isso aconteça, a manutenção periódica dos equipamentos é indispensável.
Imagem: limpezasolar.com
Qual manutenção nos Sistemas Solares é necessária?
A manutenção dos painéis solares fotovoltaicos não é complicada. Os painéis solares precisam absorver o máximo possível da luz do sol, o que precisamos garantir é que estejam limpos.
Com o tempo os painéis solares acumulam principalmente poeira da poluição. Sujeiras de pássaros e folhas também podem causar perdas de eficiência.
Normalmente a chuva se encarrega de limpar a maior parte da sujeira que fica acumulada, porém, em períodos muito secos isso não ocorre, o que pode ser um complicador.
O ideal é que o painel receba uma limpeza pelo menos uma vez ao ano.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva do sistema de energia fotovoltaica basicamente se resume a uma boa limpeza periódica dos painéis solares evitando o acúmulo de sujeira que possam reduzir sua eficiência.
Imagem: limpezasolar.com
Uma limpeza manual é relativamente simples e não exige mão de obra especializada, podendo ser realizada pelo próprio usuário, seguindo sempre alguns critérios de segurança, conforme a recomendação de cada fabricante.
Geralmente eles ficam instalados no telhado, tome todas as precauções necessárias para não sofrer uma queda.
Nunca pise sobre os painéis, caso não o alcance com as mãos, utilize um cabo extensor para a esponja ou escova.
Uma regra muito importante é realizar a limpeza apenas quando o sistema estiver totalmente desligado, preferencialmente em dias de temperatura amena, sem chuva.
Evite limpar os painéis sob um sol muito forte, pois se estiverem quentes, jogar a água fria pode provocar fissuras no painel.
Prefira realizar a limpeza no início ou fim do dia e em dias mais nublados.
Ao limpar os painéis solares fotovoltaicos não podemos esquecer que são equipamentos elétricos.
Imagem: limpezasolar.com
O circuito de corrente contínua dos painéis está permanentemente energizado com a presença da luz do sol, mesmo que pouco intensa, portanto, use luvas e botas de borracha e evite contato direto com os cabos e conectores elétricos.
A recomendação é que sejam limpos uma vez por ano, porém locais com menor incidência de chuva ou índice elevado de poluição podem exigir limpeza mais frequente. Com uma inspeção visual pode-se avaliar a necessidade de limpeza.
Produtos
Não se deve utilizar nenhum produto químico ou abrasivo. É desaconselhado também a utilização de água em jatos pressurizados que podem além de danificar a superfície, penetrar através da vedação dos painéis e danificá-la. Para que a limpeza não prejudique o sistema é aconselhável utilizar apenas água e um pano limpo ou uma esponja limpa com cerdas macias.
Imagem: limpezasolar.com
Frequentemente
O acompanhamento com observação e análise dos índices de desempenho da usina, como a variação da potência pico e o total de energia produzido em diferentes condições pluviométricas, podem indicar uma necessidade de limpeza ou outra intervenção.
Manutenção corretiva
Se mesmo após a limpeza dos painéis fotovoltaicos for observado baixo rendimento da usina, é recomendável acionar a assistência técnica especializada para realização de diagnóstico profissional e reparo técnico do sistema.
Fonte: www.limpezasolar.com.br
Comentarios