top of page
Buscar

Manutenção de Sistemas Solares em Usina Fotovoltaica

Quando pensamos em sistemas solares fotovoltaicos primeiramente imaginamos na economia que ele pode gerar na fatura de energia elétrica, sempre considerando que ele gere o máximo possível de energia, mas para que isso aconteça, a manutenção periódica dos equipamentos é indispensável.



Imagem: limpezasolar.com


Qual manutenção nos Sistemas Solares é necessária?


A manutenção dos painéis solares fotovoltaicos não é complicada. Os painéis solares precisam absorver o máximo possível da luz do sol, o que precisamos garantir é que estejam limpos.


Com o tempo os painéis solares acumulam principalmente poeira da poluição. Sujeiras de pássaros e folhas também podem causar perdas de eficiência.


Normalmente a chuva se encarrega de limpar a maior parte da sujeira que fica acumulada, porém, em períodos muito secos isso não ocorre, o que pode ser um complicador.


O ideal é que o painel receba uma limpeza pelo menos uma vez ao ano.


Manutenção preventiva


A manutenção preventiva do sistema de energia fotovoltaica basicamente se resume a uma boa limpeza periódica dos painéis solares evitando o acúmulo de sujeira que possam reduzir sua eficiência.


Imagem: limpezasolar.com


Uma limpeza manual é relativamente simples e não exige mão de obra especializada, podendo ser realizada pelo próprio usuário, seguindo sempre alguns critérios de segurança, conforme a recomendação de cada fabricante.


Geralmente eles ficam instalados no telhado, tome todas as precauções necessárias para não sofrer uma queda.


Nunca pise sobre os painéis, caso não o alcance com as mãos, utilize um cabo extensor para a esponja ou escova.


Uma regra muito importante é realizar a limpeza apenas quando o sistema estiver totalmente desligado, preferencialmente em dias de temperatura amena, sem chuva.


Evite limpar os painéis sob um sol muito forte, pois se estiverem quentes, jogar a água fria pode provocar fissuras no painel.


Prefira realizar a limpeza no início ou fim do dia e em dias mais nublados.


Ao limpar os painéis solares fotovoltaicos não podemos esquecer que são equipamentos elétricos.


Imagem: limpezasolar.com

O circuito de corrente contínua dos painéis está permanentemente energizado com a presença da luz do sol, mesmo que pouco intensa, portanto, use luvas e botas de borracha e evite contato direto com os cabos e conectores elétricos.


A recomendação é que sejam limpos uma vez por ano, porém locais com menor incidência de chuva ou índice elevado de poluição podem exigir limpeza mais frequente. Com uma inspeção visual pode-se avaliar a necessidade de limpeza.


Produtos

Não se deve utilizar nenhum produto químico ou abrasivo. É desaconselhado também a utilização de água em jatos pressurizados que podem além de danificar a superfície, penetrar através da vedação dos painéis e danificá-la. Para que a limpeza não prejudique o sistema é aconselhável utilizar apenas água e um pano limpo ou uma esponja limpa com cerdas macias.


Imagem: limpezasolar.com


Frequentemente

O acompanhamento com observação e análise dos índices de desempenho da usina, como a variação da potência pico e o total de energia produzido em diferentes condições pluviométricas, podem indicar uma necessidade de limpeza ou outra intervenção.


Manutenção corretiva

Se mesmo após a limpeza dos painéis fotovoltaicos for observado baixo rendimento da usina, é recomendável acionar a assistência técnica especializada para realização de diagnóstico profissional e reparo técnico do sistema.



Comments


bottom of page