top of page
Buscar

Limpeza de Painel Solar com Escovas Giratórias Limpeza de placas Solares

Atualizado: 18 de jun. de 2023


Para te mostrar na prática como limpar um sistema fotovoltaico, eu fiz a limpeza, no mês de Janeiro, de dois sistemas que instalamos em novembro de 2023.



Por que a limpeza solar é tão importante?


Realizar a manutenção na energia solar com a limpeza dos painéis solares (limpando placa solar) é de suma importância, pois a sujeira pode diminuir a geração do seu sistema fotovoltaico.


E não para por aí, a sujeira também pode causar pontos quentes na placa solar e diminuir a sua vida útil.


Como fazer a limpeza de placa solar na prática?


Nós utilizamos os produtos da Limpeza Solar, uma escova giratória de limpeza solar que ajudou bastante na manutenção do sistema fotovoltaico.



Quanto tempo para fazer a limpeza dos painéis solares com os produtos da LIMPEZA SOLAR (escova giratória limpeza solar)?


O tempo gasto para limpar 70 módulos fotovoltaicos realmente foi surpreendente. Foram feitos alguns testes com os produtos - limpando painel solar - muito interessantes .


Além disso, fora calculados os tempos médios da limpeza por painel, com isso, você terá uma base para cobrar pela manutenção do sistema fotovoltaico quando se trata da limpeza solar.


Há alguns casos em que os painéis solares podem precisar de limpeza, mas a maioria das evidências diz que os painéis solares são auto-suficientes e de baixa manutenção.


Como saber quando e por que você pode precisar investir em equipamentos de limpeza de painéis solares ou contratar um serviço de limpeza profissional?


O Google fez um estudo sobre a necessidade de limpar painéis solares. Eles descobriram que os painéis inclinados não requerem limpeza tanto quanto os planos.


Menos de 0,05% de eficiência é perdida em média. Para um proprietário, isso economiza cerca de US $ 20 por ano limpando seus painéis solares na metade do verão (no Brasil, nas regiões com inverno seco – ex. Itumbiara/GO e Uberlândia/MG o ideal é realizar limpeza neste período).


Essencialmente, em circunstâncias normais, principalmente em época chuvosa, você provavelmente pagará mais para limpar seus painéis do que ganhará com eficiência solar.


Então, quando devo limpar os painéis?


Se você puder ver um filme espesso sujeira acumulada em seus painéis ou notar uma queda significativa na eficiência, talvez seja hora de lavar.


Para ter mais certeza da necessidade, deve-se pedir uma opinião com a empresa que instalou o sistema fotovoltaico.


Como limpar os painéis solares empoeirados e sujos:


1. Desligar todo o sistema fotovoltaico por segurança. Tente não subir no telhado para limpar seu sistema, e muito menos em cima dos painéis, é arriscado para você e corre o risco de danificar seus painéis. Caso não haja outra maneira, tome precauções para evitar acidentes;


2. Molhe em abundância os painéis para retirar excessos de poeiras e/ou areias que possam riscar os mesmos;


3. Somente com mangueira do jardim pode funcionar perfeitamente, mas se muita poeira e sujeira se estiverem impregnadas, talvez seja necessário limpar mais completamente.


4. Não use objetos de metal, produtos abrasivos ou detergentes agressivos. Arranhões em um painel solar podem criar sombras e afetar a eficiência. Basta usar água limpa e uma esponja coberta de pano ou escova plástica macia na maioria dos casos.



Quando e com que freqüência limpar seus painéis solares?


De manhã cedo ou no final da tarde (idealmente em um dia nublado) é o melhor.


Nota: Se você não conseguir limpar seus painéis do chão, contrate a empresa Limpeza Solar.


Nós estamos mais preparados para executar serviços em altura.



Esse vídeo merece ser compartilhado, em!? Faltam profissionais para realizar a limpeza de placa solar, por isso, apresente para os seus amigos como fazer a LIMPEZA DOS PAINÉIS SOLARES na prática! Limpar placa solar nunca foi tão fácil como é com o Limpador 2P (escova giratória limpeza solar).



Comments


bottom of page