top of page
Buscar

GD solar ultrapassa os 22 GW de potência instalada

São mais de 2 milhões de instalações pelo país. Projeção da ABGD é que o setor chegue a até 26 GW em 2023.

A geração solar distribuída atingiu 22,1 GW de capacidade instalada no Brasil, segundo os dados oficiais de acompanhamento da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.


Imagem: Divulgação


Isso significa que mais de 2 milhões de sistemas solares fotovoltaicos estão instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos no País, também de acordo com a Aneel, gerando créditos de compensação de energia para 2,6 milhões de unidades consumidoras.


Para a ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída, a esse ritmo de crescimento, as projeções indicam que o Brasil alcançará entre 25 GW e 26 GW de capacidade instalada em GD até o fim deste ano.


Apesar de serem incluídas nessa conta todos os tipos de energia distribuída, como biomassa, biogás e CGHs, quase 99% desse total será proveniente da solar.


Presente em 5.530 municípios, ainda segundo os dados da Aneel, a GD solar, segundo a Absolar, já atraiu mais de R$ 111 bilhões em novos investimentos desde 2012, gerando mais de 660 mil empregos e arrecadando aos cofres públicos cerca de R$ 29,8 bilhões.


Apesar de comemorar os números do setor, porém, a Absolar acredita que o desempenho poderia ser melhor, caso as taxas de juros fossem menores no País, o que afeta a implantação de sistemas de geração distribuída.


“O atual patamar da taxa de juros no Brasil, em 13,75%, inibe a aceleração deste desenvolvimento, pois a prestação do financiamento do sistema solar se torna pesada dentro do orçamento familiar”, disse o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk.


Fonte: Fotovolt

Comments


bottom of page