Com validade de dois anos, portuguesa vai garantir 16,8 GWh em créditos no período.
A empresa de energia portuguesa EDP assinou contrato de dois anos com o GPA, grupo varejista dono das marcas Pão de Açúcar e Extra, que envolve a geração solar distribuída compartilhada.
Imagem: Divulgação
No total, 40 unidades das lojas Minuto Pão de Açúcar, localizadas no estado de São Paulo, passarão a receber os créditos de compensação de energia geradas por usinas da EDP.
O acordo prevê o fornecimento de 16,8 GWh (sendo 701,85 MWh/mês), de 2024 a 2026, provenientes de UFVs localizadas nos municípios de Lorena, Santa Adélia, Leme, Pirangi e Iperó, todas no interior de São Paulo.
Além da economia com os gastos de energia, a transação ajuda o GPA em sua meta de descarbonização, com 648,5 toneladas de dióxido de carbono não emitidas até o final do contrato.
A EDP tem meta de atingir capacidade instalada de geração solar distribuída no Brasil, até 2026, de cerca de 500 MWp, com aportes anuais de aproximadamente R$ 600 milhões.
Atualmente, o grupo tem 90 UFVs na modalidade no País, com potência total de 258 MWp. Desse total, 76 usinas, com 209 MWp, estão em operação, sendo 89 MWp dedicados para a geração distribuída compartilhada.
Outras 14 usinas (49 MWp) estão em construção ou aguardando energização.
Fonte: Fotovolt
Comments