top of page

Copel vai instalar três miniusinas solares junto a subestações

Além da geração de créditos para abater do consumo, ideia é analisar parâmetros operacionais das centrais com as subestações.

A estatal de energia paranaense Copel anunciou que vai instalar três usinas solares fotovoltaicas de geração distribuída junto a subestações.


Imagem: Divulgação


A ideia do projeto é compensar os créditos gerados pelas usinas de geração distribuída do consumo da empresa e monitorar tecnicamente a operação dos sistemas. As usinas serão construídas em Umuarama, Arapongas e Paranacity.


Ao todo, as três plantas terão 4,5 MWp de potência instalada, sendo 2,6 MWp em Umuarama, 1,4 MWp em Arapongas e 700 kWp em Paranacity.


A companhia já iniciou o processo de licitação para contratar a construção das plantas, que serão instaladas no terreno de novas subestações da Copel, nas quais serão conectadas.


A estimativa é de que os empreendimentos produzam compensação de 8 mil MWh para a Copel, o que representa 35% do consumo da subsidiária de distribuição da companhia, que atualmente é de 21 MWh por ano.


“Vamos aproveitar o espaço não utilizado nestas subestações, gerar energia renovável para compensar parte do nosso consumo e, ao mesmo tempo, monitorar o funcionamento das centrais solares conectadas às subestações”, disse o superintendente de projetos especiais da Copel, Júlio Shigeaki Omori.


Segundo o superintendente, a operação das usinas permitirá à Copel controlar diversos parâmetros essenciais ao funcionamento da interligação entre os módulos solares e a subestação, como fator de tensão e potência, o que em plantas solares menores será colocado em prática pela primeira vez no país.


“Na prática, esse projeto nos permite controlar com precisão as centrais solares e atuar para corrigir possíveis problemas de tensão, sobrecarga ou, até mesmo, minimizar perdas no sistema”, acrescenta Omori.


Fonte: Fotovolt


 
 
 

Comentários


whatsapp.gif
Logo Limpeza Solar.png

A LIMPEZA SOLAR oficial é reconhecida mundialmente como a principal referência em soluções profissionais para limpeza e manutenção.

Há mais de 10 anos no setor solar, atendendo milhares de usinas em todo o Brasil, somos referência em soluções completas para limpeza e manutenção fotovoltaica. Combinamos tecnologia de ponta e expertise comprovada para oferecer:

 

Equipamentos profissionais de alto desempenho, robôs para limpeza usina de solo e escovas giratórias, telas de proteção solar de alta durabilidade, monitoramento técnico inteligente em tempo real, combos completos prontos para uso imediato, plataforma digital integrada para gestão e suporte. Tudo que sua usina precisa para operar com máxima eficiência, segurança e produtividade.

 

Os equipamentos Originais da Limpeza Solar oferecem alta estabilidade, com baixíssima taxa de falhas mesmo em ambientes hostis, mantendo desempenho e durabilidade comprovados em campo.
 

© 2026 Limpeza Solar®.

Todos os direitos reservados.

whatsapp.gif
  • Youtube
  • Instagram

Nosso time está pronto para te atender com agilidade e experiência comprovada no setor solar. Atendimento exclusivo via WhatsApp, respostas rápidas com especialistas reais, soluções personalizadas para você.

 

✅ Suporte técnico e comercial via WhatsApp

✅ Respostas rápidas com atendimento humano

✅ Indicação dos melhores equipamentos

✅ Diagnóstico gratuito e orientações

Limpeza Solar ®
bottom of page