Buscar

Como limpar painéis solares: 4 maneiras testadas e comprovadas

Por que você deve limpar os painéis solares? E como você pode limpar para manter sua eficiência de energia ideal? Leia mais para descobrir.


Os painéis solares fotovoltaicos (PV) requerem manutenção mínima depois de instalados e são projetados para operar por 25 a 30 anos. Mas ainda é importante mantê-los limpos para continuar alcançando a geração de energia ideal .


Poeira e sujeira acumuladas nos painéis solares podem resultar em perdas de energia de até 7% . Então, como os painéis solares devem ser tratados para remover a sujeira?


Vejamos os métodos mais eficazes para manter os painéis fotovoltaicos limpos e alguns fatores que afetam a limpeza e a manutenção dos painéis solares.


Como limpar painéis solares


Existem várias maneiras de manter os painéis solares limpos, desde a lavagem manual até tecnologias totalmente automatizadas.


Embora a água da chuva possa remover parte da sujeira que se acumula nos painéis ao longo do tempo, ela também pode fazer com que a sujeira se acumule na parte inferior dos painéis e não é suficiente para remover a poluição pesada.


Robótica

A tecnologia robótica está permitindo que empresas como a Washpanel , com sede na Itália, produzam robôs automáticos e semiautomáticos projetados especificamente para limpeza de painéis solares .


Fornece robôs semiautomáticos portáteis para painéis instalados em locais como garagens, estufas e telhados de galpões. E oferece robôs de teto fixo para grandes instalações em ambientes empoeirados que exigem limpeza regular.


No Oriente Médio, a Ecoppia implanta robôs autônomos movidos a energia solar para limpar painéis fotovoltaicos todas as noites usando microfibra macia e fluxo de ar em vez de água, pois a lavagem de alta pressão pode danificar os painéis.


Os robôs também limpam seus próprios painéis solares a bordo e recarregam suas baterias rapidamente entre as operações.


Imagem: Divulgação - limpezasolar.com


Escovas e esponjas sem sabão


A limpezasolar.com descobriu que o uso de água deionizada com uma escova rolante ou montada no veículo permite limpar os painéis.


E os proprietários podem lavar seus painéis solares manualmente usando os kits da limpezasolar.com


Imagem: Divulgação - limpezasolar.com



Como a localização afeta a limpeza do painel solar


A localização dos painéis solares também influencia em como limpar os painéis solares e com que frequência eles precisam ser limpos para permanecerem eficientes.


Como regra geral, eles devem ser limpos pelo menos uma ou duas vezes por ano. Mas em alguns locais, eles podem se beneficiar de uma limpeza mais frequente .


Áreas poluídas . Painéis fotovoltaicos instalados em áreas com altos níveis de poluição, especialmente perto de fábricas, rodovias ou aeroportos, sofrerão altos níveis de sujeira atmosférica e acúmulo de óleo.


Áreas arborizadas . Instalações com muitas árvores próximas provavelmente terão mais folhas caídas nos painéis, obstruindo a absorção da luz solar.


As árvores também atraem pássaros que podem resultar em acúmulo de excrementos que obscurecem as células fotovoltaicas e danificam a superfície devido à acidez, reduzindo a eficiência.


Imagem: Divulgação - limpezasolar.com


Desertos . Regiões como o Oriente Médio e o Sudoeste dos EUA, com climas secos e empoeirados, apresentam maiores acúmulos de areia em painéis fotovoltaicos que bloqueiam a luz e arranham a superfície.


Em áreas como Califórnia ou Austrália, as cinzas de incêndios florestais podem cair rapidamente nos painéis em grandes aglomerados.


Além disso, o ângulo do telhado onde os painéis fotovoltaicos são instalados influencia a frequência com que eles precisam ser limpos.


Os painéis que são instalados em ângulo recebem mais limpeza do escoamento da água da chuva do que os painéis de montagem plana, onde a água pode se acumular nas piscinas e deixar resíduos.


Quanto maior o tamanho da instalação, mais a geração de eletricidade é obstruída quando os painéis estão sujos, de modo que grandes locais solares comerciais exigem limpeza com mais frequência do que os sistemas residenciais.


Como resultado, as soluções robóticas são mais adequadas para sistemas comerciais.


Como avaliar quando é hora de limpar os painéis solares


A maneira mais óbvia de saber quando os painéis solares precisam de limpeza é quando a eficiência do sistema começa a diminuir.


A poluição é tipicamente maior durante o inverno, quando o ar frio retém os poluentes mais próximos do solo do que o ar mais quente do verão.


Imagem: Divulgação - limpezasolar.com


Isso significa que a primavera é a melhor época do ano para limpar os painéis solares, pois eles ficam muito quentes para serem tocados durante o verão.


A melhor hora do dia para limpá-los é de manhã ou no início da noite, quando estão mais frescos.


Existem empresas trabalhando em maneiras de usar tecnologia avançada para monitorar a condição dos painéis solares e remover algumas das suposições.


Pesquisadores na Espanha receberam uma patente para uma solução que anexa um sensor à superfície de vidro de um painel e usa uma luz LED para medir a quantidade de sujeira acumulada.


Imagem: Divulgação - limpezasolar.com


O Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA (NREL) também está desenvolvendo uma maneira de monitorar a quantidade de painéis elétricos produzidos todos os dias para detectar quando a sujeira começou a degradar a produção.


A plataforma baseada em nuvem da Ecoppia usa sensores e aprendizado de máquina para monitorar um sistema fotovoltaico solar, coletar dados climáticos e percorrer rastreadores para limpar painéis em um cronograma otimizado.


O que você deve fazer agora

Quando estiver pronto, aqui estão 4 maneiras de ajudá-lo a expandir seus negócios de energia solar e reduzir o LCOE de suas plantas fotovoltaicas.


A limpezasolar.com trabalha com os fabricantes de painéis para obter a aprovação de sua lavagem para uso sem anular quaisquer garantias.


Quer ficar bem informado(a) sobre nossos informativos, e interagir com a gente? Cadastre-se grátis e esteja sempre por dentro de todos os nossos conteúdos.


“A limpeza regular do painel solar é essencial para proteger o valor a longo prazo do seu investimento”


Fonte: limpezasolar.com