Buscar

Como limpar os painéis solares fotovoltaicos corretamente

Como fazer a limpeza dos painéis solares fotovoltaicos para aumentar a eficiência da geração do sistema?


A manutenção dos painéis solares fotovoltaicos é muito importante! Eles precisam de ser limpos periodicamente de modo que não percam sua eficiência e gerem menos do que o esperado.


Alguns proprietários de sistemas fotovoltaicos não têm noção disso e pecam por não se aterem à limpeza dos painéis solares, o que resulta simplesmente na perda de dinheiro.



Imagem: Divulgação - limpezasolar.com


Como e quando os painéis solares fotovoltaicos devem ser limpos?


Os painéis solares montados em telhados de residências acabam sendo limpos só com a ajuda da água da chuva, mas nos meses em que não chove, é necessário que se faça esta limpeza!


Nos meses sem chuvas podemos ter um acúmulo de poeiras, sujeiras de toda espécie, como folhas, excrementos de pássaros etc., o que acaba reduzindo muitas vezes de forma significativa a eficiência dos painéis solares e consequentemente a produção de energia.


De uma forma geral recomenda-se fazer a limpeza de 4 em 4 meses utilizando-se apenas água, pano ou algum instrumento de limpeza com cerdas macias e não abrasivas.


Que tipo de produto deve ser usado para a limpeza dos painéis solares fotovoltaicos?


Ao fazer a limpeza dos painéis solares fotovoltaicos, é preciso ter cuidado com o uso de certos produtos que pode danificar os painéis. Na verdade, os painéis solares podem ser limpos apenas com água.


Se precisar remover alguma sujeira mais difícil, o ideal é usar uma escova ou esponja macia e fazendo pequenos movimentos circulares, para não riscar a superfície do painel solar, pois os riscos podem diminuir a eficiência do painel solar, tal como as sujeiras.


Não se deve usar qualquer tipo de abrasivo, pois os painéis solares têm um revestimento sensível a arranhões, sendo que caso esse revestimento vir a sofrer danos, diminuirá a eficiência do painel, bem como poderá também acumular mais sujeiras ou poeiras.


Nenhum produto químico é recomendado nesta operação e também não é recomendável utilizar pressurizador com jato direto sobre os módulos. No caso de uso do pressurizador, deve-se utilizar escovas giratórias próprias para isso.


Imagem: Divulgação - limpezasolar.com


Mantenhas os painéis solares fotovoltaicos sempre limpos


Considerando o baixo custo da operação de limpeza preventiva e periódica, assim como os benefícios de seu investimento em tecnologia solar fotovoltaica, recomendamos que seja mantida uma rotina de inspeção visual nos painéis, mantendo-os sempre limpos e observando sinais de que algo está errado com o rendimento normal de sua usina solar fotovoltaica através dos aplicativos de monitoramento da geração de energia se seu sistema fotovoltaico.


A limpezasolar.com trabalha com os fabricantes de painéis para obter a aprovação de sua lavagem para uso sem anular quaisquer garantias.


Todos os produtos da limpezasolar.com é seguro para uso em seus painéis. Eles podem ser adquirido por meio do nosso site.


Quer ficar bem informado(a) sobre nossos informativos, e interagir com a gente? Cadastre-se grátis e esteja sempre por dentro de todos os nossos conteúdos.


Fonte: limpezasolar.com