top of page
Buscar

Como Fazer a limpeza de painel solar segura e correta com a limpezasolar.com

Quantidade O que os especialistas estão sempre alinhados é que painéis sujos nunca produzem a mesma de energia quanto os painéis limpos, em alguns casos a perda de geração pode ultrapassar 25%, e em casos extremos existem relatos de perdas de até 30% na geração de clientes que nunca se importaram com a limpeza do seu sistema.


Imagem: Divulgação - limpezasolar.com


Uma fina camada de poeira pode reduzir sua geração em até 5%, o que pode ser resolvido com uma boa chuva pesada.


Portanto a frequência de limpeza sempre vai depender do local de instalação e do grau de probabilidade de sujeira no sistema.


Mesmo que seu sistema não necessite de uma lavagem regular, ou seja, seu sistema solar não esteja em um local tão ruim como o citado acima, não é uma má ideia ter alguém que faça uma avaliação preditiva do seu sistema, ou uma avaliação do seu histórico de geração periodicamente a fim de manter avisado sobre uma possível queda de eficiência do seu sistema, até porque não é necessário que as fezes do pombo cubram todo o painel para que a queda na eficiência seja notada.


Uma maneira segura de saber realmente se o seu sistema necessita de uma limpeza é com um acompanhamento na geração, por isso fique atento à empresas que forneçam o serviço e não tem acesso ao seu histórico de geração, eles podem somente estar vendendo um serviço que talvez aquele não seja o momento ideal.



Não é demais avisar, SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR, SEMPRE!


Seguir o procedimento correto de desligar o sistema antes de começar a limpeza é obrigatório, portanto muito cuidado ao se aventurar.


Também por questões de segurança sempre utilizar equipamentos de proteção adequados previstos pelas normas de segurança de trabalho, afinal você está misturando eletricidade (NR10), água e altura (NR 35), portanto contratar um profissional nesse momento não é uma má ideia.


Subir em um telhado para economizar, sem as devidas precauções, não vale a sua vida.


Manutenções profissionais desse tipo variam de local para local, portanto se você fez uma boa escolha de empresa na hora de montar o seu sistema verifique com a mesma empresa sobre o serviço de limpeza deles, empresas americanas cobram, por exemplo, de U$15 a U$35 por painel, no Brasil dependendo do local custam de R$ 7,50 a R$ 15,00.


Portanto, o melhor é realmente perguntar o preço para o seu integrador, e caso ele faça o acompanhamento da sua geração, se está na hora de realizar um check-up no seu sistema.


Lembre-se, além de reduzir o risco de danos ao seu sistema solar, que é um equipamento caro, sensível e requer conhecimento para manuseio, um serviço profissional reduz os custos, caso você venha a ter que substituir alguma peça e você provoque algum dano por mau uso durante a limpeza, você pode perder a garantia do seu painel.



Você terá informações completas e reais sobre as condições do seu sistema, não terá o stress e o perigo de contratar mão de obra não especializada e sofrer com os riscos de um acidente dentro da sua propriedade.


A limpezasolar.com trabalha com os fabricantes de painéis para obter a aprovação de sua lavagem para uso sem anular quaisquer garantias.


Todos os produtos da limpezasolar.com é seguro para uso em seus painéis. Ele pode ser adquirido por meio do nosso site.

bottom of page