Buscar

Como combater as perdas de sujeira com limpezasolar.com

Painéis solares fotovoltaicos sombreados da luz solar reduzem a quantidade de eletricidade que podem gerar, afetando a lucratividade de uma instalação.


Existem maneiras de projetar um sistema de energia solar para reduzir as perdas de sombreamento próximo, espaçando os painéis ou modificando seu ângulo para evitar que as linhas da matriz sombreiem umas às outras.


Imagem: divulgação - limpezasolar.com


Analisamos mais de perto o impacto da sujeira na produção de uma usina solar fotovoltaica. Em seguida, explicamos como você pode contabilizar as perdas de sujeira para planejar seu projeto com a maior eficiência possível.


O que são perdas por sujidade?


Sujeira refere-se a obstruções físicas que se acumulam nos painéis solares, bloqueando ou espalhando a quantidade de luz solar que pode atingir a célula fotovoltaica para conversão em energia.


Imagem: limpezasolar.com


As perdas de sujeira são uma forma de perda de sombreamento que é importante considerar ao calcular as perdas do sistema fotovoltaico solar, pois afetam o rendimento geral de energia.


O que causa as perdas por sujidade? As obstruções que afetam a capacidade de um painel fotovoltaico de absorver a luz solar incluem:


areia

pólen

fuligem

aerossóis

gelo e neve

Fezes de pássaros


A quantidade de sujeira que uma instalação sofrerá depende de sua localização geográfica. A quantidade de areia, poluição e outras sujeiras no ar, a população local de pássaros, bem como o vento e a chuva determinam a quantidade de sujeira acumulada.


Em locais desérticos como a Califórnia ou o Oriente Médio, uma combinação de poeira, vento e baixos níveis de chuva resulta em um acúmulo significativo de sujeira que reduz a produção de energia.


Imagem: limpezasolar.com


A falta de chuva limita a quantidade de poeira e sujeira que serão removidas naturalmente ao longo do tempo.


Uma pesquisa descobriu que poeira e sedimentos continuam a se acumular em camadas espessas na superfície de um módulo de painel solar, mesmo após longos períodos, em vez de serem levados pelo vento.


A sujeira tende a ocorrer em uma taxa mais alta no inverno, pois a condensação da manhã faz com que a poeira grude na superfície.


Por outro lado, no sul da Califórnia, as perdas de sujeira tendem a ser altas durante os meses secos de verão e caem durante o inverno, quando os níveis de chuva aumentam.


Gelo e neve também são uma forma de sujeira que pode impedir que a luz solar atinja as células fotovoltaicas.


Imagem: limpezasolar.com


Em países como o Canadá, as perdas de energia variam muito de mês para mês, com as maiores perdas ocorrendo entre outubro e março.


Excrementos de pássaros são considerados sujidade como uma causa ambiental de obstrução, mas são menos propensos a serem lavados pela chuva e causar bloqueios mais substanciais que podem interromper a saída de energia de toda uma série de módulos.


Como os painéis fotovoltaicos são instalados em um ângulo para maximizar sua exposição à luz solar direta, algumas poeiras e detritos deslizam naturalmente.


Mas a limpeza e manutenção regulares do módulo do painel solar para remover o acúmulo de sujeira são essenciais para limitar as perdas de sujeira e maximizar a produção de eletricidade.


Locais com longas estações secas podem ter perdas de 5%, com uma perda adicional de 1-2% se houver altos níveis de poeira e mais 1% em áreas com alto tráfego.


Locais que sofrem chuvas durante todo o ano podem recuperar 2%, enquanto a limpeza dos painéis solares pode reverter 0,5% das perdas de sujeira.


Com a poeira acumulando continuamente ao longo do tempo, a uma taxa de aproximadamente 0,01-0,5% por dia, os desenvolvedores de projetos em escala de utilidade devem considerar consultar empresas de monitoramento de solo para estimar o nível de sujeira que pode ocorrer em um local, como a frequência com que o O sistema fotovoltaico exigirá limpeza afetará os custos de manutenção do projeto.


Imagem: limpezasolar.com


A limpezasolar.com ajuda você a ter o seu painel solar mais eficiente para limitar as perdas de sujeira e maximizar a produção de eletricidade do sistema.


Contacte-nos para saber como faz para melhorar a forma como as perdas de eletricidade são calculadas, para tirar o máximo partido do seu projeto solar.


Todos os produtos da limpezasolar.com é seguro para uso em seus painéis. Ele pode ser adquirido por meio do nosso site.


Fonte: limpezasolar.com